Loading
ago 30, 2017

Painéis Vazados | Dicas B. Fabri

Peças de design com valor histórico

 

Não há uma formula mágica para um projeto de sucesso, porém, criatividade e o conhecimento de materiais ajudam muito na hora de transmitir o que pretendemos em uma decoração.

A arquitetura e o design são fontes inesgotáveis de ideias e possibilidades, em razão disso alguns recursos arquitetônicos ganham com o tempo novas formas e funções, é o caso dos painéis vazados.

De origem Islâmica o ancestral mais antigo dos painéis que temos no mercado hoje são os Muxarabis, peças entrelaçadas de madeira dispostas nas fachadas das residências utilizadas para transpassar  iluminação e  ventilação mantendo a privacidade de seus ocupantes.

Fonte: http://sustentarqui.com.br/

Fonte: https://deborahbasso.files.wordpress.com/

Essa arte ganhou uma versão brasileira produzida em cerâmica nos anos 20 criada no estado de Pernambuco, os famosos e muito utilizados até hoje cobogós.

Fonte: Archdaily.com.br

Foto: Nelson Kon

Fonte: Archdaily.com.br

Foto: Nelson Kon

Hoje, os painéis vazados são destaque dentro do mercado, tanto para a construção civil quanto para a arquitetura de interiores, sendo amplamente utilizados como ferramenta para decorar, dividir ambientes ou ser detalhe ou destaque de fachada.

Resultado de imagem para cobogó

Fonte: Archdaily.com.br

Foto: Nelson Kon

A imagem pode conter: área interna

Projeto do Escritório B. Fabri.

Foto: Beatriz Fabri

São tratados como verdadeiras peças de design, os investimentos nesta indústria crescem todo ano, hoje possuímos tecnologia para desenvolver projetos cada vez mais personalizados em questão de material e forma, painéis metálicos com desenhos autorais são totalmente viáveis e estão cada vez mais acessíveis.

Fachada em vidro coberta por placas irregulares metalica - Farm

Fonte: https://www.decorfacil.com

Apartamento em Ipanema tem decoração minimalista e confortável - Casa

Fonte: Casa.com.br

 

No caso dos cobogós, há inclusive a marca Elemento V criou tecnologia para mesclar a cerâmica com o vidro, criando peças que funcionam como fachadas iluminadas.

Fonte:https://www.elementov.org/favo-doro

 

Nós amamos os painéis, e vocês? Deixem suas opiniões abaixo!

-Equipe B.Fabri

Deixe um comentário