Loading
fev 28, 2018

Metodologia Montessoriana

Autonomia vem do berço, ou quase isso..

 

Um novo integrante na família é sinônimo de felicidade e luz na vida de quem os cerca, queremos dar aos pequenos nada além do melhor para que se desenvolvam e cresçam plenos.

O quarto da criança é um dos primeiros pontos que precisamos pensar, é lá que ela passará por um importante processo de desenvolvimento e construção de independência, criar um ambiente que propicie essa etapa é crucial.

A metodologia Montessoriana vem ganhando grande destaque em todo o mundo, a proposta é a autoeducação e o desenvolvimento da autonomia livre da criança.

Hoje daremos algumas dicas interessantes que além de lindas são ferramentas para o crescimento saudável da criança!

Livre o quarto de possíveis perigos.

Já que o objetivo é criar um ambiente onde a criança tenha autonomia, é importante livra-lo de possíveis perigos.

Evite móveis com cantos pontiagudos, proteja as quinas dos móveis, proteja e esconda as tomadas, não utilize pregos para fixar objetos e evite materiais que se quebram com facilidade como o vidro.

Uma boa dica para a colocação de quadros e objetos em paredes são as fitas de fixação dupla face da 3M.

 

Resultado de imagem para proteção para tomadas

Fonte: http://www.webreforma.com.br/

Minimize impactos

Os carpetes e tapetes macios amenizam os impactos de pequenas quedas que a criança poderá ter andando ou engatinhando.

Painéis almofadados nas paredes podem ajudar também!

imagem (44) Mais

Fonte:https://www.decorfacil.com/

Apoios são essenciais

Ajudar a criança no processo dos primeiros passos é muito importante, dispor de apoios nas paredes pode induzir e facilitar o aprendizado.

Quarto Montessoriano: O espelho é fundamental para que seu filho aprenda a reconhecer seu próprio rosto, as possibilidades de movimento e as partes de seu corpo. Mas lembre-se ele deve ser muito bem colado em um aplaca de MDF, ou adote espelho de acrílico.

Fonte:http://revistasimbolo.com.br/quarto-montessoriano/

 

Camas na altura do chão

Berços estão fora da metodologia Montessoriana, é importante que a criança desde pequena crie o habito de deitar quando estiver cansada sem depender de um adulto para coloca-la na cama.

Para recém-nascidos e crianças ainda muito pequenas é importante adicionar barreiras físicas de almofadas para que não corram o risco de cair do colchão quando estiveram dormindo.

20 ideias lindas de quartos Montessorianos! - Just Real Moms - Blog para Mães

Fonte: http://www.justrealmoms.com.br/20-ideias-lindas-de-quartos-montessorianos/

 

Espelho espelho meu

O processo de autorreconhecimento é muito importante para as crianças, é gatilho para sua autonomia e desenvolvimento de autoconsciência.

Os espelhos ajudam a criança nesse processo, coloque-os bem fixados na altura da vista da criança ou utilize móveis com portas de espelho, além de lindos, são mais estáveis.

Um quarto para bebês, e não para adultos. Essa é a principal premissa de um quarto montessoriano, metodologia de ensino criado pela educadora italiana Maria Montessori, por volta de 1907. O método …

Fonte:http://www.justrealmoms.com.br/20-ideias-lindas-de-quartos-montessorianos/

 

Crie espaços interativos

Uma das premissas para que a criança se desenvolva de forma mais autônoma implica em criar um ambiente acessível, tendo liberdade de pegar seus brinquedos e roupas quando quiser.

Brinquedos e livros armazenados nas paredes, além dos rolos de papel para desenho são ferramentas que funcionam muito bem.Ideias para decorar as paredes do quarto de bebê e crianças! - Just Real Moms

Fonte:http://www.justrealmoms.com.br/

Para que a criança desenvolva seu poder de escolha, araras com algumas peças de roupa expostas podem ajudar.

Quarto montessoriano (lindo!) para meninas | Casa | It Mãe

Fonte:http://itmae.uol.com.br/

Uma dica bastante difundida é das casinhas que delimitam o espaço de brincadeira e se tornam o polo de entretenimento do quarto, assim a criança desenvolve o senso de setorização.

10 ideias criativas decoracao quarto menininas casinha de bonecas 1

Fonte: http://www.justrealmoms.com.br/

Gostaram das nossas dicas? Deixem seus comentários!

 

-Equipe B.Fabri

Deixe um comentário